Menor Aprendiz Salário 2014

Menor Aprendiz Salário 2014

| 24 de janeiro de 2014 | 0 Comentários

O programa Menor Aprendiz está crescendo, e a cada ano são comemorados novos parceiros e novas empresas participantes. Apesar das vagas espalhadas por todo o país, muitos jovens ainda possuem dúvidas em relação aos direitos e obrigações. O mesmo acontece com as empresas. Veja então a seguir alguns pontos importantes para ajudar na compreensão do programa:

Programa Menor Aprendiz

O programa Menor Aprendiz reúne atividades práticas e teóricas para o desenvolvimento profissional do jovem. Enquanto aprende uma profissão na prática e ganha experiência, frequenta aulas que darão todos os conhecimentos necessários para o desempenho da função.

 Leia também: Menor Aprendiz Senac RS – Inscrições

Quem pode participar?

Para participar é necessário ter idade entre 14 e 24 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho dos aprendizes é de no máximo oito horas para os que já concluíram o ensino médio e varia de quatro a oito para os que ainda estão cursando.

Qual é o salário do menor aprendiz?

A legislação que regulamenta o programa Menor Aprendiz determina o salário dos jovens. De acordo com ela, o aprendiz deve receber o salário mínimo-hora – que em 2013 era de R$ 3,08 – e caso haja, o valor determinado pelo piso estadual.

O salário do aprendiz deve reunir as horas trabalhadas nas atividades práticas, as horas de estudo nas atividades teóricas e o repouso semanal obrigatório. O aprendiz não pode ainda ter descontos em seu salário, a não ser que se refiram a faltas do curso e adiantamentos.

Outros benefícios e direitos

O aprendiz pode receber ainda vários benefícios, dependendo da empresa. Dentre os mais comuns estão vale refeição, vale transporte, assistência médica, odontológica, entre outros.

Além destes, o aprendiz tem direito a carteira de trabalho assinada, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), férias e 13º salário.

Categoria: Programa Menor Aprendiz

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*